Um pouco da vida de São João Paulo II

Olaaaa amadoos!! Ah quanto tempo não é mesmo? Hoje o dia de São João Paulo II e trouxe para vocês um pouquinho da vida desse santo tão jovem, espero que gostem então se liga na fé, porque a nossa meta é o céu!

São João Paulo II, nasceu no dia 18 de Maio de 1920, em Wadowice, na Polônia e foi batizado com o nome de Karol Wojtyła.
Em 1942, entrou no seminário de Cracóvia clandestinamente, por causa da invasão comunista em seu país, e em 1946, foi ordenado sacerdote. Em 4 de Julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo auxiliar de Cracóvia. Tendo em vista sua espiritualidade marcadamente mariana escolhendo como lema episcopal a conhecida expressão Totus tuus, de São Luís Maria Grignion de Montfort, grande apóstolo da Virgem Maria. Depois de alguns anos foi eleito Arcebispo de Cracóvia, Cardeal e na tarde de 16 de Outubro de 1978, foi eleito Papa.
A espiritualidade mariana do grande São João Paulo II o levou a uma vida inteiramente dedicada a Deus, principalmente os seus mais de 25 anos de pontificado, um dos mais longos da história da Igreja. Olhando para a vida de João Paulo II, este santo dos nossos dias, podemos aprender a espiritualidade que o fez de um dos Papas mais extraordinários de todos os tempos.
Ainda quando seminarista, um livro clássico de espiritualidade mariana o ajudou a tirar as dúvidas que tinha em relação a devoção a Nossa Senhora e a centralidade de Jesus Cristo na vida e na espiritualidade. A obra que marcou profundamente a sua vida e consequentemente a espiritualidade, foi o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort. O Papa João Paulo II disse que o Tratado é um “texto clássico da espiritualidade mariana”. Segundo o Santo Padre, o Tratado é uma “obra de eficiência extraordinária para a difusão da ‘verdadeira devoção’ à Virgem Santíssima”.
São João Paulo II experimentou e testemunhou essa eficácia do Tratado em sua própria vida:
“Eu próprio, nos anos da minha juventude, tirei grandes benefícios da leitura deste livro, no qual “encontrei a resposta às minhas perplexidades” devidas ao receio que o culto a Maria, “dilatando-se excessivamente, acabasse por comprometer a supremacia do culto devido a Cristo”. Sob a orientação sábia de São Luís Maria compreendi que, quando se vive o mistério de Maria em Cristo, esse risco não subsiste.
Sendo um papa da nossa atualidade, trouxe para vocês algumas curiosidades sobre a vida de São João Paulo II:

  •   Quando adolescente João Paulo II era apaixonado por teatro e, mesmo quando não participava de algumas peças, fazia questão de acompanhar os ensaios, tornando-se assim também santo dos artistas. 


  • ·      Quando era pároco na Polônia e, inclusive, quando já era cardeal, João Paulo II fazia questão de passar tempo ao lado dos jovens de sua comunidade, participando de viagens e retiros ao lado dos mais novos, mesmo com sua idade, o espírito de Juventude nunca saiu de dentro dele, tornando a igreja mais jovem e radical.


  • ·        Seu amor pela humanidade ia além das barreiras religiosas de cada povo e, por isso, foi o primeiro Papa a pisar em uma mesquita.


  • ·        Durante o governo comunista, sua vida era monitorada pelo governo, e ele sabia disso. Esperto, conseguia escapar da fiscalização e tinha até meios de interromper as escutas telefônicas que haviam sido instaladas em sua residência. Ele tinha até mesmo uma forma de enganar os espiões quando precisava participar de alguma reunião secreta.


  • ·        João Paulo II sempre gostou de esquiar, e continuou praticando o esporte até quando já tinha 73 anos de idade.


 São João Paulo II, Rogai por nós!
Fiquem com Deus, shalom.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Santo não é aquele que não cai, mas aquele que mesmo caindo não desiste de levantar”. (São João Paulo II)

A oração é um diálogo de amor.

Rezar o rosário?! Por que ?